No dia 28 de novembro de 2010, São Luiz do Paraitinga recebeu mais de 200 integrantes de Congadas e Moçambiques, no encontro realizado no tradicional Mercado Municipal pelo Ponto de Cultura Parahy.
A chegada dos grupos foi às 9:00 horas na escola Coronel para o café da manhã, e às 10:00 o evento teve início no Mercado Municipal.
Os Grupos foram chegando, tocando e se organizando em seus piquetes. Primeiro cada grupo cantou e dançou três músicas e depois mais uma para todos dançarem juntos.
Participaram do Encontro: a Nova Congada Alto do Cruzeiro, Mestre Zé Lau de Catuçaba, Congada de Pindamonhangaba do Mestre Zé Baiano e Ná, e a Congada de Taubaté do Mestre Paizinho (que tem suas origens na zona rural de São Luiz do Paraitinga), e ainda, uma das mais tradicionais Congadas do Vale do Paraíba, a Congada de Lorena do Mestre Bira. O Moçambique do Bairro dos Alvarengas e Bairro dos Pimentas do Mestre Raul não pôde vir mas enviou como representante o seu aprendiz Rogério.
Após a apresentação dos Grupos, os integrantes foram para o almoço na escola Coronel, e no Mercado Municipal houve a reunião com os Mestres.
Na volta do almoço, houve exibição de fotos e documentários. Terminada a exibição os Grupos se reuniram para o encerramento e na despedida saíram tocando pelas ruas da cidade.
A proposta do Encontro de Congadas e Moçambiques foi justamente aproximar e propiciar o contato direto entre os Grupos remanescentes da região e seus Mestres, afim de que pudessem confraternizar, conversar sobre passado, presente e futuro dessas manifestações culturais tradicionais, e assim, trocar saberes, idéias e opiniões.
Além de trazer mais de 200 integrantes de Congadas e Moçambiques ao Mercado Municipal de São Luiz do Paraitinga, o Encontro de Congadas e Moçambiques teve como objetivo documentar e produzir material sobre esses grupos e essas manifestações culurais, e a confecção de um catálogo pelo Centro de Pesquisas do Folclore e Cultura Popular do Rio de Janeiro, patrocinador do evento.
O Ponto de Cultura Parahy realizou toda a articulação, produção local e registro audio visual do Encontro, contato e convite para onze grupos de congadas e moçambiques da região, contratação de transporte para os grupos vindos de outras cidades e da zona rural de São Luiz do Paraitinga, equipe para produção das refeições, equipe de limpeza para o local das refeições, requerimento para utilização do espaço do local do evento e do local para alimentação junto à prefeitura, equipe de apoio e equipe de documentação e registro cinematográfico, através de sua responsável técnica Suzete de Martini. O Ponto de Cultura Parahy ainda forneceu equipamento de som e filmagem para o Encontro de Congadas e Moçambiques.
(Publicado no Jornal O Galo de São Luiz do Paraitinga n. 4, dezembro de 2010)
Parabens pelo site e pela divulgação , porque juntos conquistaremos o espaço merecido de cada grupo.
ResponderExcluirMestre Paizinho de Taubate